sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Agradecimento da Mamis a todos!!


Primeiramente gostaria de me apresentar, sou a mãe da Nanda, para aqueles que acompanham seu blog deve ter percebido q eu nunca postei mensagem porque não sei muito lidar com blogs, mas hoje fiz questão de poder enviar esta mensagem .
Chega o final do ano e nós sempre fazemos uma retrospectiva do ano que está acabando, eu gostaria muito de poder presentear a muitas pessoas que sou profundamente grata, que cruzaram nosso caminho desde o dia que a Nanda descobriu o câncer de mama. Comecei a fazer uma lista de presentes, e sinceramente percebi que havia nesta lista tantas, mas tantas pessoas que eu não teria condições materiais de ofertar algum presente por mais simples que fosse, também fiquei pensando que muito provavelmente me esqueceria injustamente de alguém.
Então pensei que havia uma maneira de me fazer presente, colocar através do blog da Nanda uma postagem minha.
Quero que todos saibam da minha gratidão com todos vcs que de alguma maneira compartilharam conosco este ano. O tratamento dela foi feito integralmente pelo SUS, e muitos podem pensar que é direito de todo cidadão deste país o atendimento gratuito de saúde, entretanto, as pessoas que trabalham nestes órgãos podem ou não ter dedicação pelo que executam. É de coração que agradeço a vocês todos: inicialmente aos funcionários do Pró Mulher que foi onde deu início a todo tratamento, o amparo que tivemos quando ainda chocadas com o resultado do câncer tivemos palavras de otimismo em relação à doença, funcionárias intercederam para nos auxiliar com os tramites de carteirinha do SUS e agendamento com o Centro Oncológico, nos orientaram como devíamos proceder para agilizar o início do tratamento, recebemos tanto carinho como se tivessem acalentando um ente querido. O pessoal de atendimento no balcão do SUS, do pessoal na ala de cirurgia, às enfermeiras que nos atendiam de imediato, sempre com muita generosidade, a equipe do Centro de Oncologia :a secretária, as atendentes de balcão, o pessoal que coleta material para exames laboratoriais, na sala de quimioterapia, da radioterapia, psicólogos, nutricionistas, as fisioterapeutas,  a enfermagem do centro, as voluntárias (que estão trabalhando para amenizar o tratamento dos pacientes oferecendo sempre um suco, bolo, lanchinho etc), agradeço também a pessoas que cruzaram nosso caminho para nos auxiliar em procedimentos que tínhamos alguma dificuldade, como por exemplo de um motorista de ambulância que encaminhou uma documentação da Nanda à São Paulo para continuidade do tratamento adjuvante de quimioterapia, e que seria complicado para nós porque a Nanda estava fazendo a radioterapia. Aos médicos: Dr. Flávio, Dr. Baeta, Dra Débora, Dr. Daniel, Dra Fátima e outros médicos que porventura tenham também participado do tratamento de minha filha.
Agradeço acima de tudo a Deus, por ter colocado estas pessoas em nossas vidas para nos auxiliar nesta caminhada.
Obrigado Senhor porque sei que muitas vezes Tu não estavas ao meu lado, e sim me carregando em Seus braços. Porque eu não conseguia imaginar como seria terrível para os pais ver um de seus filhos com câncer, como seria difícil eles suportarem este sofrimento.
Um dia, logo no inicio do tratamento eu li em algum lugar:
“O que eu temia veio sobre mim; o que eu receava me aconteceu” (Jó 3. 25).
Hoje, sei que a vida nos proporcionou a oportunidade de sermos melhores, não só com o próximo, mas com nós mesmos, porque muitas vezes exigimos ou cobramos de nós mesmo atitudes que são difíceis. Acho que a Nanda está cada dia mais fortalecida espiritualmente, sendo mais generosa consigo mesma, porque muitas vezes ela pensava somente na satisfação do próximo, enfim, sinto que hoje somos melhores que ontem, e se Deus quiser seremos melhores a cada dia.
A vocês todos o meu MUITO OBRIGADA, que sejam sempre muito felizes, que possam continuar fazendo seus trabalhos com esta mesma generosidade que nos foi dada. Que 2012 seja abundante de realizações, harmonia, felicidades e muita mas muita saúde.
Fiquem com Deus.

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

ADEUS 2011 ..... FELIZ, MUITO FELIZ 2012!!!!!!!!!


Ah 2011...que ano foi esse????  Um ano do qual eu não sei se quero esquecer  pro resto de minha vida, ou se farei questão de lembrá-lo todos os dias enquanto viver.
Foi muito difícil. De muita luta, momentos difíceis, dor...  Mas principalmente de muito aprendizado. Alguns eu já consigo notar... Mas tenho certeza que passarei o resto da vida aprendendo coisas por conta do que passei em 2011.
Eu aprendi que minha fé é muito maior do que eu pensava. Descobri que sou forte, e sempre que acho que não tenho mais forças, Deus me prova que sim... e muito mais. Aprendi que paciência é um dos melhores remédios. E que o sorriso É O MELHOR! Aprendi que somos nós é quem decidimos o tamanho dos problemas. Aprendi que amor é vida! E que a vida é amor!! E que escolhemos viver por amarmos tudo que vivemos. Mas que quase nunca sabemos disso. Aprendi que tenho que respeitar o que eu desejo, penso e quero pra mim.  Aprendi que “saúde e paz, o resto a gente corre atrás” é a mais pura verdade. Aprendi que amigos são a família que escolhemos pra nós. E que a família são anjos que Deus mandou pra estar conosco fisicamente... São coisas de Deus!!  
Aprendi que desafio é uma coisa... e nada tem a ver com superação. Ainda me supero a cada dia, mas jamais me desafio a isso.  Aprendi que não é só com o vizinho que as coisas acontecem, e que prevenção existe pra ser feita! Aprendi que declarar amizade não significa nada.  Amigos não declaram... SÃO amigos e ponto! Aprendi que mesmo quebrando a cara, eu ainda quero confiar nas pessoas e acreditar nelas... Pois se eu me decepciono com um ou outro, ao contrário disso, me surpreendo com muitos! Aprendi que esse papo de que nos momentos bons ou ruins é que descobrimos quem são amigos é só um blá blá blá. Isso acontece durante toda a vida, é só abrirmos os olhos.
Aprendi que um doença só toma conta da sua vida se você permitir. E que temos que saber colocá-la no lugar dela. E que ser doente, e estar doente são coisas completamente diferentes. E o mais importante. Aprendi o que é realmente ter FÉ. Aprendi a ACREDITAR que Deus está sempre comigo. E não me desampara nenhum momento sequer. E que as dificuldades na nossa vida são como lições de casa, ás vezes mais fáceis. Ás vezes difíceis... Ou a gente encara, e aprende com ela. Ou vai ficar por fazer... e a qualquer momento a vida vem e te cobra!
  
Enfim...  apesar dos momentos difíceis que passei esse ano, eu também pude crescer mais um pouquinho diante deles.

Gostaria de agradecer a minha família amada! Vocês são SEMPRE minha fortaleza.  Ao meu amor Felipe, que sem dúvida me ajudou e muito com esse jeito crianção, e que não me deixa levar a tudo tão a sério, e me ensinou a rir das dificuldades.  Peço desculpa àqueles que eu possa ter descontado minhas tristezas. Sei que tive dias difíceis de conviver. Peço desculpas também se em algum momento eu não dei a atenção esperada... Algumas vezes não dar atenção é só uma fuga pra não descontar os momentos ruins em quem não tem nada com isso.
À minha mãezinha. O que dizer além de OBRIGADA e que AMO VC? Eu sei o quanto foi difícil pra Sra. Sempre achei e acho que é mais difícil até do que pra mim. Obrigada por ser minha mãe, minha amiga, minha companheira, minha enfermeira, minha tudo!!!

E é isso.... TCHAU 2011!! Que 2012 venha logo, rápido, correndo!!!! E que seja cheio, mas muito cheio de saúde, PAZ, muito amor, e grandes realizações! Pra todos! 

Beijos ....mtos beijos

Pós operatório - a Protese externa e o sutiã!

Continuando uma das etapas do pós operatório, vim falar da prótese. 

Assim que tirei o dreno fui comprar a prótese. Eu achei que seria uma dificuldaaade pra achá-la, mas que nada. Dava até pra escolher. Comprei em Mogi mesmo. E achei em 3 lojas diferentes, de materiais hospitalares. Os preços eram super parecidos. Todos aproximadamente R$120,00. Sei que tem muitos outros modelos e formatos de prótese. O negócio é achar algo que se adapte melhor ao corpo.
Minha prótese parece com a primeira foto. Na foto de baixo são capinhas de tecido. Elas são ótimas!



Eu sinceramente acho que pra ficar só fazendo sob medida, mas eu não vou fazer não. Vou me adaptando como dá. Tem roupas que são ótimas pra disfarçar. Umas golinhas rolês em blusas frente únicas. Blusas ou vestidos de um ombro só ficam perfeitos! Essa moda de coletes então... é tudo! Além de camisas e batas soltinhas. Ahhh, além de poder usar os lenços q era da cabeça, no pescoço. Disfarça muito também!
Quando comprei minha prótese a vendedora falou que esse modelo que comprei é mais antigo, mas que essa prótese tem o peso exatamente igual ao da mama. Quando provei foi a que ficou melhor em mim, e agora, depois de um tempo que já estou usando tenho certeza que foi a melhor opção. Sempre tive seios grandes, e consequentemente pesados. Então a falta de um deles faz muita diferença nesse lance de peso. Por várias vezes que estou sem prótese me pego segurando a outra mama. Então ter uma prótese com o peso próximo ao natural é ótimo! 

No dia que cheguei em Santos depois da cirurgia, meu namorido organizou uma festinha de recepção na casa da mãe dele, junto com alguns amigos... Logo que cheguei peguei a prótese (que eu tinha comprado no mesmo dia) e perguntei - Aíi..... quem quer ver meu peito novo?????????? rsrsrs. Pois a prótese passou por todo mundo, e depois quem aguentou foi o Felipe, pois nossos amigos falavam..... Iiiiiih Fê... já peguei no peito da sua mulher!!!! kkkkkkkkk
Festinha de recepção!


 Eu cheguei a comprar um sutiã próprio p/ usar com a prótese, mas não usei uma "vezinha" sequer. Eu prefiro os tops pois posso fazer um cortezinho no forro e encaixar a prótese lá dentro. E também ficou ótimo com o sutiã com bojo. Pois o bojo acaba deixando as duas mamas com o mesmo formato arredondado que ele já tem. Mas este só pude usar depois de muito bem cicatrizado. Pra evitar o risco de machucar né? Quando ponho alguma blusa de suplex bem justa eu nem preciso do sutiã. Mas aí uso com coletinho ou camisa, afinal sem o sutiã marca mais a diferença das mamas né.

Na primeira foto foi meu primeiro dia usando a prótese... Lógico que não deixaram passar. rs
E na segunda foto eu estava de madrinha de um casamento, e o vestido tinha bojo também. Ficou ótimo!

Assim que o médico der alta eu já vou fazer minha reconstrução. Mas enquanto isso vou arrasando por aí com meu peitinho a tira colo!!!! rsrsrs

Na primeira foto era um macacão de um ombro só. Dá super certo. E essa regatinha de renda também é ótima pra disfarçar.

Fê e eu no Outback

Beijossssssssss

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Blog novo - Fullxyk

Oi genteeeee!!!
Hoje não vim falar nada sobre meu tratamento. Vim contar e divulgar meu blog novo pra vocês. Na verdade eu sou uma das 8 blogueiras/fullxyk-eiras.


Minhas amigas e eu tivemos a idéia de criar o Full Xyk. Afinal apesar de estarmos sempre juntas e gostarmos de muita coisa em comum, somos completamente diferentes, tem blogueira do tipo Teen, Perua... tem a Workhollic, a Mamis e mais e mais....

Conheça um pouquinho das Fullxykeiras, e siga, porque com certeza serão assuntos de todos os tipos e pra todos os gostos!!!!!
O blog é recem nascido e estamos super animadas!!! Agora é só divulgar e blogar muuuuuuuuuuuuuuuuuuiiiiito!!!!!

Fullkisses  - meu e das Fullxykeiras!!!!

Pós Operatório - Curativos e cicatrização

Oiii... Essa semana falei sobre o pós operatório e o dreno. Hoje vou falar sobre curativos e cicatrização.
“Como “já se passaram dois meses e meio da cirurgia, acho que a melhor forma de lhes contar como foi é dividir por” capítulos”, rsrs.

Eu estava preparada pra sair da cirurgia com o tronco todo enfaixada. Tive uma surpresa quando cheguei no quarto. Era só um curativo sobre toda a mama retirada até um pouco atrás do dreno. O dreno estava há uns 4 dedos da axila.
Minha família. A melhor do mundo!

A primeira troca de curativo foi feita no dia seguinte após o banho. Estava morrendo de medo de sentir dor.  Aliás, como tenho medo da dor.... minha nossa!!! Rs. A enfermeira retirou o curativo e só lavou o local com água. Não foi preciso passar nada. Foi a primeira vez que vi como ficou. Estava bem fechadinho, com pontos internos. E bastante inchado, mas só no local. Eu tinha uma sensação de peso na mama retirada (não sei que peso, foram retirados 950gr de mama, rs).
Nega e Re (amigas da faculdade)... visitinha muito boaa!!!
Eu tive alta na quarta-feira e na sexta, quando voltei ao Hospital, para o Dr Baeta ver como estava, ele já liberou o curativo do corte. Só precisei continuar com o curativo onde saía o dreno. Afinal é um canal pra infecção né? Então não dá pra bobear não.
Minha mãe fazia o curativo pra mim todos os dias. Era só secar com a gaze esterilizada depois do banho e colocar uma gaze por baixo dos “caninhos” e uma por cima. E micropore.... Ahhh o microporeeeee!!! Minha pele odeia ele!!!! Kkkkk.
Nos finais de semana o Fe trocava o curativo do dreno pra mim, e com o tempo fui aprendendo a fazer isso sozinha, não era muito fácil porque a movimentação do braço não estava lá aquelas coisas, mas no final dava tudo certo ehehehe.
Meu amor, sempre ao meu lado!

 Quando eu tirei o dreno, 18 dias depois da cirurgia, o corte estava super fechadinho e os pontos já querendo cair.  O Dr Baeta disse que a cicatrização estava ótima. Aos poucos foi soltando uma casquinha mínima e a cicatriz ficou rosinha.
Eu achava que não seria capaz de dizer que minha cicatriz ficou bonitinha.... Afinal não queria uma cicatriz desse tipo né gente? Rsrsrs...

Mas sabe que ela ficou bonitinha mesmo???