terça-feira, 29 de maio de 2012

Os efeitos da Radioterapia - PARTE I

Dessa vez voltei logo? Vamos ver se ponho o blog em dia...rs

Já fizeram 5 meses que terminei a radioterapia. Minha pele continua escura por conta da queimadura que tive.
Assim está minha pele hoje!

Mas antes de falar da queimadura eu queria falar do sono. Sim, a radio me deu muuuito sono. Disseram q era normal. Mas não era em seguiiiiiida. Eu fazia a radio geralmente às 10 da manhã. Aí ia pra casa da minha avó... almoçava... e lá pelas duas da tarde é que o sono batia. Era um sono bem bom sabe? rsrs. Às vezes isso me atrapalhava para dormir a noite né?!?! Mas era muito difícil controlar esse sono...ele vinha com força total! rs


Fora o soninho bom.... tinha um outro efeito colateral da radioterapia, que só fui sentindo com o tempo. A limitação do movimento do braço esquerdo. Com o tempo fui percebendo que erguer o braço doía um pouco. Estendê-lo para cima mais ainda.. Agora estender o braço com a palma da mão virada para trás..MINHA NOSSA...foi ficando impossível. Mas para testar isso, não pode girar o braço depois de erguer e sim já erguer na posição final, ok?  Bom, o fato é que isso ocorre simm e o jeito é muita fisiotareapia e alongamentos ESPECÍFICOS hein gente!!! Não se esqueçam de que existem profissionais especializados para isso e o trabalho deles é muito importante!  Até hoje sinto um pouco a sensação de encurtamento na região da axila quando quero estender o braço, talvez devesse ter feito mais fisio né!?  Isso porque tenho UM MOOOOONTE de amigos fisioterapeutas aqui em Santos... Dá-lhe bronca agora kkkkk

Essa marquinha no meu pescoço era o leve risco de tinta que era feito para a Radioterapia. Passei 42 dias assim..rs
Agora a pior parte da radioterapia: Eu não botava fé que ela poderia queimar tanto. Subestimei os efeitos dela! Eu falo e alerto com propriedade; CUIDEM MUUUUUUITO DA PELE durante as sessões de rádio!! Se eu soubesse que me queimaria tanto já teria hidratado muito antes de começar as rádios. Preparado a pele e tal... Mas os detalhes eu vou continuar no próximo post... Porque realmente foram muitos detalhes, e não quero que esse post assuste ninguém. Mas aconteceu comigo e quero contar exatamente como foi.....

12 comentários:

  1. Eu não sabia que a rádio queimava. Na verdade não sabia praticamente nada. Nem das queimaduras, nem das limitações de movimento...

    Ainda bem que o tempo passou e que pelo visto você está bem. Eu nema chei a sua pele tão escura assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Inaie, eu não postei a foto da pele mais queimada, pois estava de assustar...rsrs. Mas agora está tudo bem já! rsrs
      beijinhos

      Excluir
    2. Meninas Boa noi sou Ana Vithória,estou assustada, pois passei por um mês e nove dias de internação, para cirurgia de um tumor cerebral, que é benigno, mas vou ter que fazer radioterapia.
      Amanhã é minha primeira consulta com o oncologista.
      os comentários acima, me deixaram mais tranquila.
      Que Deus as abençoe e nos fortaleça cada dia mais..

      Excluir
  2. Graças à Deus que tudo vai passando não é? Passamos por cada coisa, mas Graças à Deus estamos vivas e bem. To na torcida sempre viu? Bjsss

    ResponderExcluir
  3. Como nossa amiga disse: Graças à Deus vai passando. Eu só fui senti a queimadura da pele já nos últimos dias, faltava umas 8 sessões. Minha pele ficou bem feia... mas tudo suportável. Beijos Guerreira!

    ResponderExcluir
  4. oi. e, primeiro lugar PARABÉNS ||| por ter superado tdo e principalmente pela forma de ter feito isso. minha mae terminou a duas semanas o tratamento de radioterapia com 30 seções. Queria que me ajudasse em algumas duvidas. vc emagreceu? se sim, depois da radio ainda continuou emagrecendo por um tempo? quanto tempo demorou para se recuperar fisicamente, ex: sono, falta de animo? perdeu o apetite? se sim quanto tempo pra voltar? bjo e obg por esse blog.....saude sempre...

    ResponderExcluir
  5. minha filha está com tumor cerebral, obrigado pelo blog, pela força.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que Deus proteja e que sua filha esteja bem! bjinhos

      Excluir

Brigadinha pelo recado! E não esqueça de assinar!!