sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Consulta com outra Oncologista: e o FISH???


Mais ou menos em março eu soube da inauguração de um Instituto Oncológico em Santos, o ISO , e falei com a Dani, minha amiga, que eu estava afim de passar em algum médico de Santos, e coincidentemente a médica que ela me aconselhou era justamente desse hospital.
Pois bem, passei em consulta com a Dr Thelma lá mesmo no ISO, a Dani me acompanhou. Expliquei toooodo meu tratamento pra ela. E comentei sobre meu interesse em fazer o herceptin em Santos. Afinal depois que as quimios acabassem eu ainda teria mais 12 aplicações só do herceptin. (a cada 21 dias). E se eu pudesse fazer em Santos, é óoobvio que seria mais prático, afinal são só 40 minutos de aplicação, sem nenhum efeito colateral! 


Mas durante a consulta a Dra Thelma viu meus exames e questionou: E o FISH????  Oooiiii?? Ela percebeu minha cara de quem não entendeu nada. E que FISH pra mim era só peixe em inglês!!!
Bom, ela me explicou tuuuuuuuuudo. Foi um amor!! Foi só aí é que eu entendi o que queriam dizer quando falavam que meu tipo de câncer era agressivo. Era Câncer de Mama HER2 Positivo.  



Ela D E S E N H O U pra mim. Literalmente!!!  E depois de tudo que ela me explicou, eu soube o que era o FISH e que estava CLARA a necessidade de ter sido feito antes que eu começasse a tomar o Herceptin. Afinal a medicação que pode ser Cardiotóxica. (O principal efeito adverso associado ao uso do trastuzumabe  (Herceptin)é a disfunção miocárdica.) Já pensou se tomo 20 aplicações sem a necessidade???

E pra não dar uma explicação incompleta, dêem uma lidinha aqui nesse site pra entenderem melhor o que é o FISH, e o CA de Mama HER2 +. http://virgemcancer.wordpress.com/2009/09/30/o-que-e-o-cancer-de-mama-her2-positivo/
E quanto a fazer o Herceptin lá no ISO, não era possível pois lá só atendia particular e convênio. Eu não tenho plano de saúde, e particular... ah xá pra lá né? Rsrsrs. Impossível fazer qualquer tratamento oncológico no particular!

Saí de lá mais que decidida a fazer o tal FISH. Como e onde eu ainda ia descobrir!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Brigadinha pelo recado! E não esqueça de assinar!!