terça-feira, 29 de maio de 2012

Os efeitos da Radioterapia. Parte II - A QUEIMADURA

Pra que estiver começando a ler esse post eu aconselho que leia o anterior, ok? ;-)

...Vejo muitas meninas falarem que os médicos aconselharam a só passar os cremes depois que a pele começar a escurecer. Eu nem sei o que seria de mim se tivesse feito isso!!
Essa era a marca da pomada que usei
Tenho uma amiga, a Soraya fisioterapeuta especializada em saúde da mulher e dermato, que trabalhava justamente com um grupo de pacientes de mama e auxiliava muitas mulheres a prepararem bem a pele pra receber a radioterapia.

Penso que é melhor pecar pelo excesso do que pela falta. Mas isso eu penso agora, depois de ter sofrido muito com as queimaduras.

A pele começando a ficar rosinha.
No início estava tudo muito bem! Eram 28 sessões. Eu passava a pomada indicada, a RADIAPLEX 2 a 3 vezes ao dia.
Depois de umas 10 sessões a pele estava mais rosadinha. Mais alguns dias depois começou escurecer mais... parecia um bronzeamento artificial localizado. Mas na ÚLTIMA semana eu percebi uns pontos de pele sensível... meio enrrugadinha, ameaçando descascar. A enfermeira me via todos os dias e disse que dependendo de como estivesse eu teria que fazer uma pausa. E eu, mais uma vez, não acreditei que poderia ficar pior que aquilo. Mas acho que nem a enfermeira esperava por isso e então continuamos.






A rádio acabou numa sexta feira, dia 09/12. EEEEEE.... só alegria!!!!  Ou não!!

No dia seguinte fui a um chá de bebê e apesar de me esconder o tempo todo do sol, o dia estava muito quente, e eu estava com um vestido que não protegia toda a pele do atrito do meu próprio braço, o que ajudou a piorar um pouco.
Nessa foto dá pra ver a região onde o braço entrava em atrito, e onde ficou bem machucado

Os dias foram passando e a pele foi descamando mais. Cada dia era mais difícil vestir uma roupa. Fui até a Soraya e quando ela me viu ficou preocupada. Como minha pele teria chegado àquele ponto??? Me passou um creme de manipulação e o Dersani. O creme eu só consegui usar depois q minha pele estava cicatrizada, pois ardia. Passaram mais 2 dias e minha pele estava muito pior. Era carne viva!!! Ela tinha fritado!!! E a cada banho eu chorava de dor. Realmente estava me judiando DEMAIS. (E se tem alguma coisa que acaba com meu psicológico essa coisa é tal dor!!) Aí gritei pela Soraya...rs. Quando ela chegou em casa estava eu deitada, com a pele respirando pois era impossível vestir algo. O fato é que a coisa tava tão feia que ela disse que não ia mexer e aconselhou que eu fosse urgente a um médico.


Esse foi o dia do Amigo Secreto, tem um pedacinho da pele
queimadinha alí ó!
Meu médico é em Mogi e eu estava em Santos. Eu não tinha condições físicas de ir até Mogi daquele jeito. Ligamos para um amigo que é médico, o Coelho, e ele veio me socorrer. Me receitou um antibiótico, antiinflamatório e falou que eu continuasse com o Dersani. Isso era dia 14 (quarta-feira). Na sexta-feira fizemos o amigo secreto (entre amigos) na minha casa, já que eu não tinha como sair. O Coelho veio rapidinho dar um oi a todos e ver como eu estava, pois estava de plantão. Ele viajaria no fim de semana e me indicou uma médica que já estaria ciente do meu caso para me ver dois dias depois.

Passei na médica domingo. Quando ela viu minha pele disse que era necessário limpar. O dersani formou uma casquinha amarela na pele... E ela limpou com uma pinça, gaze e soro. Quando eu digo limpou, leiam esfregou..rs. 
NOSSSSA, me lembro bem... Vi estrelas!!! Não não, vi uma constelação inteeeeira!!! As lágrimas escorriam. Ela passou rifocina spray e pôs de leve uma gaze que não gruda e depois uma maior.

Dois dias depois eu fui pra Mogi, no meu médico, o Dr Daniel. Quando ele viu o curativo disse que não era necessário, pois estava abafando a região. O fato é que, sendo ou não necessário, me ajudou bastante, pois em 2 dias minha pele era outra!!! Quando cheguei na consulta com ele, tive que mostrar uma foto de como estava, porque já tinha melhorado muito!! Ele receitou uma pomada (antibiótico) que melhorou demais da conta! Eu diria até que parece que  "tirou com a mão". Foi realmente uma benção! 

No Natal eu já estava conseguindo me vestir normalmente, por a prótese externa e tudo mais!!!
Mais um cantinho discreto da queimadura

Não vou postar as piores fotos aqui pois elas assustam e não é essa a intenção do post. Só estou contando mais uma fase do meu tratamento. Se alguém achar muito necessário, por efeito de pesquisa, deixe o e-mail nos comentários.

Agora já estou muito melhor... Foi só uma fase difícil como eu já disse. Mas passou!! :-)

besitossss

Os efeitos da Radioterapia - PARTE I

Dessa vez voltei logo? Vamos ver se ponho o blog em dia...rs

Já fizeram 5 meses que terminei a radioterapia. Minha pele continua escura por conta da queimadura que tive.
Assim está minha pele hoje!

Mas antes de falar da queimadura eu queria falar do sono. Sim, a radio me deu muuuito sono. Disseram q era normal. Mas não era em seguiiiiiida. Eu fazia a radio geralmente às 10 da manhã. Aí ia pra casa da minha avó... almoçava... e lá pelas duas da tarde é que o sono batia. Era um sono bem bom sabe? rsrs. Às vezes isso me atrapalhava para dormir a noite né?!?! Mas era muito difícil controlar esse sono...ele vinha com força total! rs


Fora o soninho bom.... tinha um outro efeito colateral da radioterapia, que só fui sentindo com o tempo. A limitação do movimento do braço esquerdo. Com o tempo fui percebendo que erguer o braço doía um pouco. Estendê-lo para cima mais ainda.. Agora estender o braço com a palma da mão virada para trás..MINHA NOSSA...foi ficando impossível. Mas para testar isso, não pode girar o braço depois de erguer e sim já erguer na posição final, ok?  Bom, o fato é que isso ocorre simm e o jeito é muita fisiotareapia e alongamentos ESPECÍFICOS hein gente!!! Não se esqueçam de que existem profissionais especializados para isso e o trabalho deles é muito importante!  Até hoje sinto um pouco a sensação de encurtamento na região da axila quando quero estender o braço, talvez devesse ter feito mais fisio né!?  Isso porque tenho UM MOOOOONTE de amigos fisioterapeutas aqui em Santos... Dá-lhe bronca agora kkkkk

Essa marquinha no meu pescoço era o leve risco de tinta que era feito para a Radioterapia. Passei 42 dias assim..rs
Agora a pior parte da radioterapia: Eu não botava fé que ela poderia queimar tanto. Subestimei os efeitos dela! Eu falo e alerto com propriedade; CUIDEM MUUUUUUITO DA PELE durante as sessões de rádio!! Se eu soubesse que me queimaria tanto já teria hidratado muito antes de começar as rádios. Preparado a pele e tal... Mas os detalhes eu vou continuar no próximo post... Porque realmente foram muitos detalhes, e não quero que esse post assuste ninguém. Mas aconteceu comigo e quero contar exatamente como foi.....

terça-feira, 22 de maio de 2012

A RADIOTERAPIA!


Minha radio começou dia 31 de outubro, então foi marcada a simulação para o dia 28.

A simulação é o que se faz para o médico radioterapeuta faz para demarcar a região a ser irradiada.  

Durante a simulação eles tiram radiografia, já na posição q eu ficaria p/ a sessão de radio, com o braço esquerdo em 90 graus e o rosto bem virado para o sentido oposto, deixando o pescoço super esticado. Aí o médico vem, quando eu já estou na posição correta e com a imagem do raio x, e marca com uma canetinha e uma tinta próprias. Tudo feito com régua, e medidas exatas pra evitar que fosse irradiada alguma região desnecessária. Fiquei uns 30 min na mesma posição. Lembro-me de sentir um frio quase desesperador, porque o ar condicionado “bombava” na sala...rs. Fora a dor no braço e pescoço de ficar na mesma pose “quase a Estátua da Liberdade”. 

O Dr Daniel foi riscando a região e me explicando que eu teria que ficar com aquelas marcas durante tooooda a fase da rádio. Pensei comigo – Ahhhh tá...pra quem ficou careca, engordou 10 kilos e ficou monoteta...o que é um risco de canetinha ??? Entãoooo... é e não é... Vocês "num tão” entendendo zénti! É OOO risco. A tinta que eles usam é VERMELHA. E a marcação era até o meio do pescoço, bem no meio mesmo. Também tinha até  a axila... EU TAVA GATA! Kkkkkkkk

O fim de semana foi passando e a marca sumindo... fiquei apavorada, e quis marcar eu mesma, por cima, antes que sumisse tudo. Mas quando cheguei na segunda feira me explicaram que era melhor não marcar. Pra não correr o risco de ficar errado... Tinha que ser muito exato.
Bom.. a primeira sessão de rádio também foi meio demoradinha, porque as meninas tinham que preparar o molde. E marcar os blocos. Eles servem como bloqueadores da radiação. Então por meio de uma luz que sai do aparelho as meninas podiam ver onde a radiação atingiria. E onde não era necessário usava-se esse molde de chumbo para bloquear a passagem da radiação.


A cada sessão eu entrava na sala da rádio e deitava na maca do aparelho de radio. Essa maca já tinha um apoio pro meu braço ficar na posição correta (90º).  A Ketty (radiologista que fez a maioria das sessões) ajustava a posição correta do meu corpo com o aparelho através do controle remoto. A radiação durava uns 2 minutos no máximo. Eram 2 tipos de radiação diferentes. Uma na região do pescoço, e outro onde era a mama.

As reações? sim... existiram.. volto no próximo. :-)